Página Inicial
 
C P C J
Constituição
Objectivos
Conceitos
Actividades
Link´s
Contactos

 

Untitled Document
Prevenção dos Maus Tratos Infantis

 

No âmbito da Prevenção dos Maus Tratos Infantis, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca do Campo organizou uma atividade de sensibilização na Biblioteca Municipal. A atividade de leitura animada desenvolveu-se de 26 a 29 de abril tendo como público-alvo todas as turmas do 2º ano do concelho, num total de 130 alunos. Foram parceiros a Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, que disponibilizou a docente Eugénia Leal para animar a atividade, e a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo que cedeu o espaço e os marcadores que foram oferecidos às crianças. Com a história do Menino Chorão, foi explorado o IV Princípio dos Direitos da Criança: A criança deve beneficiar de cuidados especiais, inclusivamente atenção pré-natal e pós-natal. Tem direito a alimentação, habitação, distrações e cuidados médicos. No final todos aprenderam um truque especial para combater a tristeza – o do abraço – e colocaram uma pulseira azul para não o esquecerem!
Eugénia Leal

 

Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis
Porque "o melhor do mundo são as crianças"! (F. Pessoa)

Abril é, em muitos países, desde o início do século, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca do Campo e o Município associaram-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

No dia 4 de abril deu-se início às atividades com a Marcha pelos Bons Tratos, seguida do lançamento de balões.

Durante este mês serão desenvolvidas várias atividades de sensibilização e prevenção dos maus tratos na infância, sendo uma delas a leitura e a exploração do Conto “O Menino Chorão” dirigida às crianças do nosso concelho.   

Com esta iniciativa pretende-se consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e do fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva, com vista à salvaguarda dos direitos da criança.

Como diz o perito da União Europeia, Paulo Sérgio Pinheiro, “a melhor forma de combater é impedir que aconteça”.

 

XII Fórum da Criança
 

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila Franca do Campo promoveu, pelo décimo segundo ano consecutivo, o Fórum da Criança e do Jovem – “Ser em Família”, nos dias 17 e 18 de Novembro, com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, da Escola Básica e Secundária, da Escola Profissional, da Casa do Povo e da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, bem como da Liberty Seguros e de Carlos Arruda – Seguros e Créditos.

Fotos

Programa e Painéis
 
Página anterior - Página seguinte